Bareto, do Peru, cumbia e música latina
Emergente da cena independente de Lima, Bareto é um dos grupos mais importantes e populares da nova música do Peru. Um septeto, o grupo iniciou sua carreira em 2003 como um grupo instrumental, contando atualmente com cinco discos gravados. O último disco “Ves lo que quieres ver”, foi lançado com grande show na capital peruana em maio, e atraiu a atenção de toda a América do Sul para a banda.

O grupo Bareto é responsável pela revitalização da “cumbia psicodélica”, ou cumbia amazônica, gênero original da região oriental do Peru, na fronteira com o estado do Acre, no Brasil – onde a banda apresentou-se no Festival Varadouro, em 2008. O disco “Cumbia”, lançado em 2008, marcou esse movimento, que levou a banda para todas as regiões do Peru e de outros países da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Por conta de seu trabalho de resgate da música tradicional e popular, Bareto é presença constante nas festas anuais das colônias peruanas que vivem nos Estados Unidos.

O disco “Cumbia” ganhou o Disco de Ouro e Platina, por suas vendas, assim como o prêmio “Luces” pelo “Melhor disco de Música Peruana/Fusión” do Jornal El Comércio, o mais importante do Peru. Bareto também foi premiado como “Artista Revelação” de 2008 pela associação de produtores Apdayc, e também de “Artista/grupo Pop” de 2009, e “Artista/grupo Fusión” de 2010, da mesma instituição. Em seu último disco, Bareto contou com a participação do músico argentino Kevin Johansen.

 
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38