EDIÇÃO NÚMERO 46 • MARÇO/2005
'Revolver', disco mais importante e influente do rock e do pop, completa quarenta anos
'Revolver' é o disco dos Beatles que mais conexões estabeleceu com as modernas gerações do rock. A guitarra "suja" de 'Taxman' e de 'She Said She Said' chegou aos ouvidos da garagem, do grunge e das bandas de guitarra dos anos noventa. 'And Your Bird Can Sing' foi a ponte com o 'mod revival' de Paul Weller & The The Jam e toda a geração do pop-elétrico do início dos anos oitenta na Inglaterra. 'Tomorrow Never Knows', com seu experimentalismo pré-digital, aproximou os Beatles das futuras tribos eletrônicas. Leia mais .

 Um 'detalhe' chamado 'Revolver', que decidiu a batalha transatlântica

No estúdio, "sonhando que tinha uma auréola sobre sua cabeça, como se anjos estivessem presentes", como ele mesmo disse, ou extasiado com o golpe que acertara com ‘Pet Sounds’, Brian Wilson não prestou atenção em todos os movimentos dos adversários e na revolução musical e comportamental que alargava seus horizontes. O vacilo, se podemos assim chamar, foi não perceber que logo após ‘Rubber Soul’ e antes de ‘Sgt Pepper's’, os Beatles produziram ‘Revolver’, o verdadeiro divisor de águas naquele momento. Leia mais .

CLÁSSICO POPULAR

Evaldo Braga, o primeiro 'idolo negro' do pop moderno, pós-Roberto Carlos

Em três anos, gravou dois álbuns, conquistou o coração de milhões de brasileiros e morreu aos 25 anos, em um acidente de carro. Leia mais.  
ESCOLA DE GLASGOW

Orange Juice, antes de Jesus and MC, Belle & Sebastian e Franz Ferdinand

Original de Glasgow, banda de Edwin Collins abriu o caminho para Jesus and Mary Chain e Franz Ferdinand, entre outros conterrâneos de peso. Leia mais.  
HISTÓRIA SECRETA

Caixa (re) 'descobre' banda Harry, de Santos, para as novas gerações

A caixa batizada de 'Boxing Harry Taxidermy', lançada pelo selo Fiber Records, revela banda extremamente atual e moderna. Leia mais.  
CENA INDEPENDENTE

Melhores de 2005 para Senhor F: CDs, EPs, relançamentos e músicas

Revista Senhor F escolhe os seus melhores de 2005,com destaque para a cena independente nacional, como Los Porongas (foto). Leia mais.  
PUNK SESSENTISTA

Americana The Seeds, as sementes do punk plantadas no meio dos 60

Banda de Sky Saxon deixou hits como 'Pushin' to Hard', entre outros, regravados por Alex Chilton, Ramones e até mesmo Wanderléa. Leia mais.  
ROCK LATINO

Rastrillo Records, a cena independente também resiste e cresce na Argentina

Selo/loja da Argentina divulga bandas independentes de vários países, como TBO do Brasil e Los Supersónicos (foto), do Uruguai. Leia mais.  
BELÉM CHAMA

Coletivo Rádio Cipó, banquete sonoro universal, com muita personalidade

Hip hop, chamego, jazz, guitarras e letras sobre o cotidiano fazem do CRC um dos grupos mais interessantes e criativos da atualidade. Leia mais.  
UNDERGROUND

Suicide, de Alan Vega e Martin Rev, ainda além dos tempos modernos

Algo como Elvis numa rave, o som da dupla é reverenciado por gente como Flaming Lips, Mudhoney, Sonic Youth, The Gories e Luna. Leia mais.  
HERÓI DISCRETO

O compositor e intérprete John Cale, além do Velvet e das 'produções'

Parceiro de Lou Reed, John Cale produziu Modern Lovers, Stooges e Patti Smith, mas também desenvolveu rica carreira solo. Leia mais.  
HISTÓRIA DO ROCK

Os Rolling Stones em Copacabana: o cenário, os fans e um senão

Nélio Rodrigues fala dos bastidores do mega-show dos Rolling Stones no Brasil, que reuniu 1,5 milhão de pessoas no Rio de janeiro. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38