EDIÇÃO NÚMERO 44 • OUTUBRO/2005
Em 24/10/55, nasce o rock brasileiro com a gravação de 'Rock Around The Clock'
Nesta data, há cinqüenta anos, Nora Ney, cantora de jazz e samba-canção, acompanhada do Sexteto Continental, gravava 'Rock Around The Clock' em inglês, o primeiro registro de um rock gravado no Brasil. A gravação foi lançada em novembro em um 78rpm (selo 17-217), da gravadora Continental, com a música 'Ciuminho Grande' do outro lado. Na foto, Cauby Peixoto, o cantor do primeiro rock em português, e segundo registro do rock nacional - 'Rock and Roll em Copacabana'. Leia mais .

 Canções do Rei: as preferidas da nova geração independente

"Roberto Carlos é o tipo do compositor popular em todos os sentidos, sabendo captar e transformar em música a cultura e o modo de vida de seu povo, tanto em sua primeira fase de porta-voz da juventude quanto na segunda de 'seresteiro da nova classe média'" - diz Ayrton Mugnaini Jr. Nesta edição, continuando com a série de matérias especiais comemorativas aos 40 anos da Jovem Guarda, Senhor F foi conferir as canções do Rei que mais agradam aos artistas da nova geração independente. Vejam quais foram as escolhidas. Leia mais .

CHAPADOS & BARULHENTOS

A nova psicodelia dos anos noventa na raiz do renascimento do rock americano

Neo-psicodelia, space-age-pop, noise-pop, seja lá o que for, o fato é que durante alguns poucos anos, no início da década passada, um pequeno grupo de bandas abriu novos horizontes para a música pop. Leia mais.  
REBELDE COM CAUSA

Billy Bond, fundador do rock argentino e responsável por disco raro no Brasil

Fundador do La Cueva - o Cavern de Buenos Aires - e líder do Billy Bond y La Pesada, ele é um dos pais do rock argentino. Em meados de 70, veio para o Brasil, onde gravou um raro disco-tributo aos Beatles. Leia mais.  
JUVENTUDE TRANSVIADA

50 anos sem James Dean, o eterno símbolo da rebeldia e da transgressão

Morto em 30 de setembro de 1955, James Dean, com seus persongens e sua atitude, foi uma espécie de ante-sala para o nascente rock and roll e toda a contracultura que floresceu nos anos sessenta. Leia mais.  
CENAS NACIONAIS

Vaginal Club, expressão da força independente da cena de Teresina (PI)

Vaginal Club (na foto), uma das bandas mais alternativas de Teresina, com uma personalidade forte, postura de palco irreverente e, ao mesmo tempo, agressiva, é uma das expressões da florescente cena local. Leia mais.  
TROVADORES SOLITÁRIOS

A invasão dos 'songwriters' modernos e suas canções maravilhosas

Recentemente, uma leva de ótimos discos de compositores/intérpretes chegou às lojas do mundo, por conta de uma nova geração de artistas como Brendan Benson (foto) Damien Rice e Devendra Banhart. Leia mais.  
A TERCEIRA REVOLUÇÃO

The Jesus & Mary Chain, o barulho que salvou o rock pela terceira vez

Quando tudo parecia certinho, sob controle, os caras saturaram os amplificadores e entortaram tudo de novo, salvando o rock pela terceira vez, como haviam feito os Beatles e os Ramones. Leia mais.  
ENCRUZILHADA SATÂNICA

1967: o ano da provação para os então psicodélicos Rolling Stones

Entre a psicodelia radical, o afastamento das raízes da música negra, a crise interna da banda e a morte de Brian Jones, 1967 e 1968 foram anos decisivos para a 'maior banda de rock do mundo'. Leia mais.  
POP BARROCO

The Left Banke, a sofisticação a serviço do pop sessentista

Em 1966, um compacto extraiu beleza longe do blues aprendido via bandas inglesas, distante do pré-punk das garagens americanas e sem beber no pop de FM de Pat Boone e cia, conta Luciano Assis. Leia mais.  
BEATLES ACÚSTICO

A versão acústica de 'White Album', o primeiro 'unplugged' da história do rock

Registros feitos na casa de George Harrison, em maio de 1968, trazem versões acústicas das músicas do 'White Album', surpreendendo a indústria do disco e antecipando o formato 'acústico' da MTV. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38