EDIÇÃO NÚMERO 42 • JULHO/2005
Beto Só, em 'Lançando Sinais': coerência artística, belas canções e refinada poesia

A exemplo de outros artistas autorais, como o irlandês Damien Rice, Beto Só iniciou a carreira com bandas - Adeus Meninos e Os Solitários Incríveis. ‘Lançando Sinais’ mostra um compositor capaz de sintonizar universos mais amplos, além dos limites da atual cena independente. Produzido por Philippe Seabra, gravado no Estúdio Daybreak, e lançado por Senhor F Discos, o CD traz a marca da coerência artística, da paixão pelas canções e uma refinada poesia. Leia mais .

 'Se ainda há algo que me encante, então eu fiquei jovem novamente?'

'Se ainda há algo melódico - poético - etílico - romântico - utópico - moderno - atávico - mutante - tão simples, que me encante, então eu fiquei jovem novamente?, diz a escritora e roteirista Adriana Falcão sobre o disco de Beto Só. 'Ele faz música como quem sussurra em um gravador dentro de um quarto fechado, tarde da noite. Essa linguagem introspectiva, porém, acaba por soar como um desabafo acessível e universal. É um álbum derramado em implacável dor de amor', escreveu Tiago Faria no jornal Correio Braziliense. Leia mais .

MÚSICA DE VERDADE

Antony & The Johnsons, em 'I'm a Bird Now', um sopro de criatividade

Um dos mais belos discos lançados recentemente, ‘I’m a Bird Now’ revelou Antony Hegart (& The Johnsons), songwriter do peso de Damien Rice, Rufus Wainwrigth e Ellioth Smith. Texto de Fernando Rosa apresenta o cantor e compositor. Leia mais.  
30 ANOS DE PUNK

A história do punk, desde Ronnie Self até a explosão em meados dos 70

Neste ano, o punk comemora 30 anos, mas, a rigor, enquanto movimento musical, nasceu junto com o rock, nos anos 50. Desde então, até chegar ao clássico "1, 2, 3, 4 ..." dos Ramones, percorreu muitos caminhos, segundo conta Fernando Rosa. Leia mais.  
HISTÓRIA SECRETA

A (provável) gênese da música 'Tomorrow Never Knows', dos Beatles

Em matéria especial, Senhor F investe no quase esgotado mundo das curiosidades 'beatlemaníacas', para desvendar o mistério de 'Tomorrow Never Knows', segundo Fernando Rosa, reinventada a partir de canções anteriores da própria banda. Leia mais.  
CLÁSSICO PERDIDO

The Moles, lenda australiana que antecipou o revival do pop-barroco

Liderada por Richard Davies (foto), The Moles deu origem ao duo Cardinal, formado por Davies e pelo americano Eric Matthews. Autraliana, a banda é uma espécie de precurssora do pop-barroco surgido nos anos noventa, segundo Johnny McCartney. Leia mais.  
GRANDES MESTRES

Os maiores 'plágios' da história do rock por alguns de seus principais artistas

De Bob Dylan, que 'inspirou-se' nos Dubliners (foto) para escrever 'With God On Our Side', até Led Zeppelin e sua manjada 'Dazed and Confused', Senhor F destaca os principais 'plágios' da história do rock, em texto de Johnny McCartney & Captain Soul. Leia mais.  
AMERICA DESVENDADA

A genial parceria de Rubin & Cash que deu quatro clássicos ao mundo do rock

Apesar de ter pouco em comum, Johnny Cash e Rick Rubin, juntos, registraram alguns dos mais belos momentos da música moderna, eternizados em quatro álbuns gravados e produzidos pelos dois, segundo texto de Luciano Assis. Leia mais.  
NORDESTE ALTERNATIVO

Os Verdes: 'roque setentista, roque independente, roque Jovem Guarda'

Os Verdes são de Aracaju, Sergipe, e destacam-se na cena local, ao lado de bandas como Snooze, Plástico Lunar e Rockassetes, com um rock sessentista, mas moderno, segundo Fernando Rosa, em matéria e entrevista com os integrantes da banda. Leia mais.  
HISTÓRIA SECRETA

Pop anos sessenta para quem não gosta de pop anos sessenta

Senhor F traz mais um raro artigo de Dick Valle O’Sell, em versão de Ayrton Mugnaini Jr., desta vez mergulhando nos mistérios da corte do Rei Robertão e levantando a lebre sobre os raros discos da Orquestra Brasileira de Espetáculos. Leia mais.  
TEX MEX

Sam The Sham And The Pharaohs, a latinidade no rock dos anos sessenta

Em texto de William Duarte Mota, de Cuiabá, Senhor F apresenta a história completa da banda Sam The Sham and The Pharahos, responsável pelo mega-hit 'Wooly Bully', e também pela versão original de 'Chapeuzinho Vermelho', sucesso da Jovem Guarda. Leia mais.  
HISTÓRIAS (QUASE) PERDIDAS

All Stars, uma super banda 'sob encomenda', na virada dos 60

A incrível história da banda All Stars, formada no Rio, em 67, por Jackson (bateria), Damião (baixo), Renato Terra (guitarra), Cigano (órgão) e Guilherme Lamounier - no desenho (vocal), contada em matéria especial de Nélio Rodrigues. Leia mais.  
PSICODELIA POP

'Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones LTD', o 'disco de 67' dos Monkees

Em 1967, The Monkees lançava 'Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones LTD', somando-se à explosão psicodélica que tomou conta do rock, escreve Daniel Cariello, comentando o melhor disco da banda 'escalada' para combater os Beatles. Leia mais.  
ENTREVISTA

Faichecleres: um trio indecente, imoral e sem vergonha, agora em disco

Em entrevista exclusiva para Senhor F, feita por Roberto 'Repolho' Panarotto, os três Faichecleres, Tuba, Giovanni e Marcos, falam do disco de estréia, 'Imoral, Indecente e Sem Vergonha', lançado pelo selo Antídoto, de Porto Alegre. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38