EDIÇÃO NÚMERO 53 • DEZEMBRO/2005
Festivais da Abrafin, El Mapa de Todos, discos, shows e canções do ano
O ano de 2008 não foi dos melhores para o rock, no sentido estrito da palavra/gênero, prevalecendo um discreto retorno da “world music” oitentista. O mesmo não vale para os festivais da Abrafin, que se afirmaram neste ano que passou. Entre os festivais que mais se destacaram está El Mapa de Todos, voltado para a integração sul-americana. O ano também serviu para pautar 2009, que exigirá mais sintonia dos artistas independentes com o público. Esses são os temas principais desta edição especial. Leia mais .

 Álbum 'Mucho', do Babasonicos, melhor do ano para El Clarin

O disco “Mucho”, do Babasonicos, foi eleito o melhor disco de 2008 pelo Suplemento Si, do jornal El Clarin, um dos mais importantes da Argentina. Em votação que contou com a participação de mais de 35 mil pessoas, o disco deu o prêmio pela quarta vez à banda. Em 2001, conquistaram o primeiro lugar com “Jessico”, em 2003 com “Infame” e em 2005 com “Anoche”, todos clássicos do rock em espanhol. A banda argentina foi um dos destaques do festival El Mapa de Todos, onde tocou pela primeira no Brasil. Agora, é esperar que a Universal lance o disco no país. Leia mais .

OPINIÃO & PERSPECTIVA

2009: afirmar o espaço conquistado e ampliar sintonia com público

"É hora de olharmos para o que fazemos e debater, propor, criar uma real alternativa para o público. Aí, o espaço conquistado fará sentido", diz o músico Beto Só. Leia mais.  
CIRCUITO INDIE

No Brasil, afirma-se um circuito independente continental

No país onde o samba tem sua Liga Oficial que organiza as Escolas, também a música independente, com seus festivais, selos e casas, apostou e acertou em organizar-se. Leia mais.  
EL MAPA DE TODOS

'Cómo buscar la integración cantando', destaca jornal Página/12

Sob o título de “Cómo buscar la integración cantando”, o jornal Página 12, Argentina, publicou matéria sobre o festival, assinada por Roque Casciero. Leia mais.  
CONEXÃO IBERO-AMERICANA

Fernando Rosa: 'El Mapa de Todos é fruto da força da idéia da integração

O portal Fora do Eixo publicou entrevista com o editor de Senhor F, Fernando Rosa, sobre o festival El Mapa de Todos, onde ele fala do conceito do evento. Leia mais.  
SECRETAS CONEXÕES

A cumbia psicodélica, a guitarrada paraense e a conexão amazônica

A cumbia psicodélica e a guitarrada paraense tem mais em comum do que se pode imaginar, embora as conexões não sejam visiveis, em meio a imensisão amazônica. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38