EDIÇÃO NÚMERO 52 • MAIO/2005
Os Mutantes, quarenta anos depois, a mais profunda tradução do Brasil jovem universal
Os Mutantes estão para o rock brasileiro assim como Pelé está para o futebol. Em qualquer parte, são sempre citados quando se fala em música do Brasil. Passados 40 anos do lançamento de seu disco de estréia, a banda transformou-se em mito nacional. Não por acaso, Arnaldo dizia, em 1968, que o fato de sua música ser em brasileira não era apenas um "detalhe patriótico". Eles sabiam que havia um enorme potencial a ser desenvolvido a partir das nossas características culturais. Leia mais .

 Discos oficiais, coletâneas, participações e muitas raridades

A discografia dos Mutantes é dispersa, mas extremamente rica em sua diversidade, incluindo diversas raridades. A maioria de seus discos e participações já chegou a era digital. No início desta década, uma prometida caixa com as obras completas foi anunciada, mas não se materialou. Senhor F lista aqui tudo que foi lançado em LP, compactos, participações em discos de outros artistas e trilhas de filmes. Para a sua elaboração colaborou Leandro Sá, antes e depois de integrar a Bidê ou Balde. Leia mais .

AS PRÉ-BANDAS

Até chegar aos Mutantes, a passagem pela garagem paulistana

Os Mutantes nasceram para o mundo do rock em 1967, mas antes disso seus integrantes "ralaram" na garagem paulistana, em grupos como The Wooden Faces (foto). Leia mais.  
RARIDADES & CURIOSIDADES

Raridades ainda inéditas merecem uma coletânea especial

Muita coisa já saiu de forma esparsa, mas as raridades dos Mutantes merecem uma obra especial, que reúna suas participações, registros ao vivo e versões alternativas. Leia mais.  
ANDO MEIO DESLIGADO

Na versão compacto, arranjo revolucionário sem paternidade

Diferente da versão do LP, no compacto 'Ando Meio Desligado' sacaneia a ditadura com barulhos extras, tiroteios, rajadas de metralhadoras e um final irônico. Leia mais.  
PRIMEIRA ENTREVISTA

'Os Mutantes são demais', a primeira grande matéria com Os Mutantes

Em texto assinado pelo jornalista Dirceu Soares, com fotos de Jean Solari, a revista Realidade publicou a primeira e grande entrevista com Os Mutantes. Leia mais.  
RARA PARCERIA

'Jogo de Calçada', de Manaus, para o terceiro disco dos Mutantes

Um dos autores, Wandler Cunha, conta como Os Mutantes conheceram a música e, depois, incluiram a música no repertório do disco 'A Divina Comédia ...'. Leia mais.  
MAESTRO DO ROCK

Rogério Duprat, arranjos e aval estético para a irreverência juvenil

O maestro Rogério Duprat foi o grande articulador do movimento tropicalista, trabalhando com Gil e Caetano e, ao mesmo tempo, fazendo o link entre eles e os Mutantes. Leia mais.  
A VOLTA, EM 2006

'Os Mutantes são demais' (parte 2), o retorno três décadas depois

Olimpio Cruz Neto, jornalista e colaborador de Senhor F, estava em Londres, assistiu ao show dos Mutantes e conto o que viu, em artigo que reproduzimos aqui. Leia mais.  
INFLUÊNCIA

'Os Mutantes mudaram minha vida', por Régis Martins, do Motormama

O autor do artigo diz que os Mutantes pegaram os Fab Four pelo rabo e inventaram um tipo de música inclassificável, assim influenciando milhares de jovens. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38