EDIÇÃO NÚMERO 50 • AGOSTO/2005
Origem e história do rock na América Latina
A história do rock sulamericano não difere muito da registrada nas demais partes do mundo, apesar de ter suas particularidades, como o fato da totalidade de seus países, exceto o Brasil, falar espanhol, o que fez com o rock mexicano tivesse um peso inicial maior em sua formação. Outras diferenças estão no campo social e político, por conta das sucessivas ditaduras e golpes militares que se abateram sobre o continente, com reflexos na liberdade de expressão da juventude. Leia mais .

 Jovem Guarda e Nueva Ola se encontram no Peru dos anos sessenta

Na segunda metade dos anos sessenta, a “Nueva Ola” tomou conta do cenário musical jovem do Peru. Grupos como Los Silverton's, Los Doltons e Los Belking's, especialmente, afirmaram a cultura “pop” no país. Um dos grandes hits do gênero foi ‘El Ultimo Beso’ (The Last Kiss), com Los Doltons. Mas também a Jovem Guarda brasileira marcou sua presença na cena musical peruana daquela época, incluindo versões de obscuridades e hits como 'Párem Tudo' da dupla Leno e Lilian e 'O Caderinho' do Tremendão Erasmo Carlos. Leia mais .

EL MAPA DE TODOS

Música independente promove a integração da América do Sul

Festivais e bandas independentes, como El Mato a Un Policia Motorizado (foto), de La Plata, próximo de Buenos Aires na Argentina, promovem um novo processo de intercâmbio na cena musical sulamericana. Leia mais.  
INFECTO DE AFECTO

Venezuelano Sentimiento Muerto, clássico do rock dos anos oitenta

Em cerca de dez anos de carreira, a banda conquistou um público numeroso e fiel em seu país de origem mas, apesar disso, Sentimiento Muerto é pouca conhecida além das fronteiras da Venezuela. Leia mais.  
PERUVIAN ROCK

Rock peruano, independente e universal desde a origem

A história do rock peruano, desde os anos 50, com sua trajetória de independência, contestação e qualidade autoral (na foto, Leusemia, clássico do punk), com discografia sugerida de todas as décadas. Leia mais.  
INTEGRAÇÃO TROPICALISTA

Beat Boys com Gil e Caetano, uma parceria 'binacional' dos sessenta

Dividindo com Mutantes e Baobás o acompanhamento dos tropicalistas, o grupo Beat Boys tocou com Caetano Veloso em ‘Alegria Alegria’, que ganhou o Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, erm 1967. Leia mais.  
CLÁSSICOS DE 67

'La Conferencia Secreta Del Toto's Bar', o Sgt Pepper's da América Latina

Na cola de 'Sgt Pepper's', o grupo uruguaio Los Shakers criou sua versão regional do clássico dos Beatles, uma obra extremamente rica em melodias e elaborados e psicodélicos arranjos instrumentais e vocais. Leia mais.  
CONEXÃO ANDINA

Turbotamos, de Lima a Rio Branco, passando por Buenos Aires

Turbopotamos, uma das revelações do rock sulamericano atual, em agosto foi destaque no ciclo 'Music is My Girlfriend', em Bueno Aires e, em outubro, se apresenta no Festival Varadouro, em Rio Branco. Leia mais.  
SUI GENERIS

'Confesiones de Invierno', disco clássico do rock argentino

A dupla Charly Garcia e Nito Mestre produziu uma das mais emocionantes obras musicais jovens gravadas no início dos anos setenta, que merece figurar ao lado dos mais importantes álbuns daquela época. Leia mais.  
DEMOLIR, DEMOLIR

Los Saicos, do Peru, pioneiros da garagem sulamericana

Espécie de "pai" do rock peruano, Los Saicos é uma das mais importantes e surpreendentes bandas sulamericanas da cena punk-garagem dos anos sessenta, responsável pelo clássico 'Demolicion', Leia mais.  
ROCK ARGENTINO

Los Gatos, uma das bandas fundadoras do rock argentino

A história completa da banda Los Gatos, de Rosario (300 km ao Norte de Buenos Aires), liderada por Litto Nebia, é um dos pilares do rock argentino ao lado de Almendra e Manal, em texto especial de Nélio Rodrigues Leia mais.  
BEAT & PSICODELIA

Los Vidrios Quebrados, clássico do rock chileno dos anos sessenta

O som registrado no único álbum dos Vidrios Quebrados trazia a influência de Beatles, Kinks, Yardbirds, Dave Clark Five e Byrds, com instrumental refinado, mas com um leve acento garageiro & psicodélico. Leia mais.  
ENTREVISTA

Scatter Records, desde Buenos Aires, a ponte entre as cenas latinas

Sylvie Picolotto, do selo Scatter Records, fala da cena de Buenos Aires, do intercâmbio entre as cenas, do cclo “Music is My Girlfriend” e de outros temas ligados à cena ndependente da região. Leia mais.  
EL SEÑOR F

Senhor F, dez anos de aposta na integração sulamericana

Editor de Senhor F, Fernando Rosa, fala sobre a integração das cenas sulamericanas, da agência & revista, do selo Senhor F Discos, em entrevista para o site chileno Super 45, um dos mais importantes da região. Leia mais.  
AMPLIANDO A FRONTEIRA

Superguidis fortalece circuito da integração pela música independente

Em julho, a banda gaúcha Superguidis realizou sua primeira turnê pela Argentina e Uruguai, levando para adiante a fronteira do extremo-Sul da região e afirmando a integração pela música independente. Leia mais.  
ROCK AL NORTE

A história do rock na Venzuela, de Los Impalas a Desorden Público

Nesta texto, a história do rock venezuelano que conta com bandas como Los Impalas, Ladies W.C., Sentimiento Muerto e Desorden Público entre seus principais destaques, dos 60 até hoje. Leia mais.  
CLÁSSICOS DE 1967

'Kalesidocope Man', com Los Mac's, o Chile na psicodelia mundial

Lançado em 1967, o disco da banda chilena, reeditado em cd, traz a influência da explosiva dos Beatles, um pouco “entortada” pela psicodelia stoniana de 'Aftermath' e 'Between The Buttons'. Leia mais.  
54  53  52  51  50  49  48  47  46  45  44  43  42    41 40 39 38