Raro álbum do Liverpool ganha reedição em vinil na Europa
* Captain Soul

O selo alemão Shadoks Music está anunciando em seu site o lançamento do LP da banda gaúcha Liverpool, ‘Por Favor Sucesso’. Editado originalmente pelo selo Equipe, o álbum permaneceu inédito oficialmente até agora, passando de geração em geração, inicialmente por meio de cópias em cassete e, mais recentemente, em providenciais CD-Rs. Algum tempo atrás, a Warner chegou a estudar a idéia de lançar um "dois em um" com o álbum mais o único LP do Bixo da Seda, mas a iniciativa não seguiu adiante. Apenas o álbum do Bixo foi reeditado. O selo Shadoks Music também já lançou outros títulos raros nacionais, como ‘Paebirú’, de Lula Côrtes & Zé Ramalho, ‘Não Fale com Paredes’, do Módulo 1000, e ‘Geração Bendita’, com Spectrum.

Misturando influências do rock clássico inglês/americano e da tropicália, o Liverpool produziu uma obra que se aproximou da genialidade dos Mutantes. ‘Por Favor Sucesso’ resultou da classificação do grupo na fase regional no II Festival Universitário da Música Popular, em que o grupo defendeu a música que deu nome ao álbum, de autoria de Carlinhos Hartlieb. Ao estilo dos contemporâneos paulistas, o grupo gaúcho promoveu a mistura do rock "made in San Francisco" com sonoridades nacionais, particularmente a Tropicália. A edição, segundo informa o site da Shadoks Music, inclui o EP com a trilha do filme ‘Marcelo Zona Sul’.

Abrindo com a faixa título, o disco reúne um conjunto de ótimas composições, com instrumental acima da média e letras inteligentes e expressivas do cotidiano da juventude da época. Destacam-se no disco as ultra-psicodélicas ‘Olhai os Lírios do Campo’, ‘Impressões Digitais’ e ‘Voando’, todas com um impressionante trabalho de guitarra - com distorção no talo e harmonias rebuscadas. A quase bossa-rock ‘Planador’, a tropicalista ‘Paz e Amor’, o folk-rock ‘Tão Longe de Mim’ e o boogie stoniano ‘Que Pena’ mostram a diversidade das composições assinadas por integrantes do grupo, pelo já citado Hartlieb e, ainda, pela dupla Hermes Aquino e Lais Marques.

Oriundo do bairro operário do IAPI, Zona Norte de Porto Alegre, o grupo era formado por Mimi Lessa (guitarra), Edinho Espíndola (bateria), Fughetti Luz (cantor), Pekos (baixo) e Marcos Lessa (guitarra base). Com a saída do baixista Pekos, Mimi, Marcos, Edinho e Fughetti aliaram-se ao ex-A Bolha Renato Ladeira para formar uma nova banda, a também lendária Bixo da Seda, que gravou um LP lançado em 1976, com participação do guitarrista gaúcho Claudio Vera Cruz. Também fazem parte da discografia do grupo os compactos ‘Por Favor, Sucesso’/‘Olhai os Lírios do Campo’ (as mesmas versões do LP); ‘13 Andar’/‘Que Mania’/‘Planador’/’Água Branca’ (também extraídas do álbum).

Shadoks Music

* Captain Soul é colaborador de Senhor F.